Public Release: 

A Pew apoia 10 cientistas latino-americanos que realizam pesquisas inovadoras

Pew Charitable Trusts

FILADÉLFIA -- A Pew Charitable Trusts anunciou hoje os seus mais novos membros da área de Ciências Biomédicas na América Latina (Pew Latin American Fellows).

Dez cientistas pioneiros da América Latina receberão financiamento de dois anos para realizar pesquisas de pós-doutorado em laboratórios e instituições acadêmicas nos Estados Unidos. Os fellows de 2017 são procedentes do Brasil, Chile, México, Argentina e Colômbia. Os objetos de pesquisa contemplados abrangem desde temas como a criação de ferramentas de controle de mosquitos para combater a disseminação da malária até como doenças como obesidade, câncer, entre outras, se desenvolvem.

"A Pew está entusiasmada por saber que esses novos talentos se unirão à nossa rede global de colaboração científica," disse Rebecca W. Rimel, presidente e CEO da Pew. "Eles trazem consigo novas percepções ideias e interesses que mostrarão, mais uma vez, que a ciência e as descobertas científicas não têm fronteiras."

Os fellows realizarão suas pesquisas sob a orientação de alguns dos mais notáveis pesquisadores em Ciências Biomédicas, incluindo ex-alunos do Programa Pew Scholars em Ciências Biomédicas. Um componente importante do programa é o prêmio adicional dado aos Felllows que retornam a seu país de origem e estabelecem laboratórios de pesquisa independentes. Cerca de 70% dos antigos Fellows aproveitaram essa oportunidade e realizam trabalhos em temas críticos de saúde regional e global, em nove países da América Latina.

"Cerca de 150 jovens cientistas retornaram a seu país de origem e estabeleceram laboratórios de pesquisa independentes, aplicando a capacitação recebida para criar a infraestrutura necessária e contribuir para o desenvolvimento científico na região," comentou Torsten N. Wiesel, M.D., laureado em 1981 com o Prêmio Nobel em Fisiologia ou Medicina, e membro do comitê nacional do programa. "A turma de 2017 está formada por pesquisadores promissores que, sem sombra de dúvida, continuarão a aprimorar a crescente comunidade de pesquisa biomédica na região."

Os Fellows latino-americanos de 2017 e seus respectivos mentores nos Estados Unidos são:

Cesar L. Cuevas Velazquez, Ph.D.
Laboratório de José R. Dinneny, Ph.D.
Carnegie Institution for Science
Biologia vegetal

Heverton Dutra, Ph.D.
Laboratório de Flaminia Catteruccia, Ph.D.
Harvard University
Imunologia e Microbiologia

Ana Fiszbein, Ph.D.
Laboratório de Christopher Burge, Ph.D.
Massachusetts Institute of Technology
Biologia computacional

María E. Inda, Ph.D.
Laboratório de Timothy K. Lu, M.D., Ph.D.
Massachusetts Institute of Technology
Biologia sintética

Rafik Neme, Ph.D.
Laboratório de Laura Landweber, Ph.D.
Columbia University
Biologia evolutiva

Ana S. Peinetti, Ph.D.
Laboratório de Yi Lu, Ph.D.
University of Illinois at Urbana-Champaign
Bioengenharia

José E. Soto
Laboratório de Jorge Galán, V.M.D., Ph.D.
Yale University
Microbiologia

Djalma Souza Lima Junior, Ph.D.
Laboratório de Yasmine Belkaid, Ph.D.
National Institute of Allergy and Infectious Diseases, NIH
Imunologia

Silvio G. Temprana, Ph.D.
Laboratório de Hillel Adesnik, Ph.D.
University of California, Berkeley
Neurociências

Mauricio A. Torres, Ph.D.
Laboratório de Ling Qi, Ph.D.
University of Michigan
Fisiologia

Acesse a página do programa para ler os resumos completos dos Fellows e saber mais sobre o programa.

Iniciado em 1990, o programa Latin American Fellows é parte da estratégia da Pew de investir em jovens cientistas que exploram temas fundamentais para a promoção da saúde humana. As novas turmas do Pew-Stewart Scholars para pesquisa do câncer e do Programa Pew Scholars em Ciências Biomédicas também foram anunciadas hoje.

###

A Pew Charitable Trusts é impulsionada pelo uso do conhecimento na resolução dos problemas mais desafiadores da atualidade. Para mais informações, acesse http://www.pewtrusts.org.

Disclaimer: AAAS and EurekAlert! are not responsible for the accuracy of news releases posted to EurekAlert! by contributing institutions or for the use of any information through the EurekAlert system.